PUBLICIDADE
Notícias

Kátia Abreu é indicação de Dilma, diz senadora do PT

13:30 | 01/01/2015
A senadora Ana Rita (PT-ES) afirmou nesta quinta-feira, ao chegar ao Congresso para a solenidade de posse de Dilma Rousseff, que a escolha da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) para chefiar o Ministério da Agricultura foi uma decisão pessoal da presidente reeleita, não do PT.

Militante dos direitos humanos, Ana Rita foi questionada sobre críticas de setores do PT à escolha de Kátia Abreu para o ministério. Alegam que Kátia, presidente da maior entidade ruralista do País, é defensora dos grandes produtores rurais e contrária a bandeiras históricas do partido, como a reforma agrária. "Não questiono a indicação pessoal da presidenta Dilma. Acredito que a indicação da Kátia Abreu é da cota pessoal dela", afirmou a senadora petista.

Presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Ana Rita disse que Dilma acertou ao manter a ex-senadora Ideli Salvatti (PT-SC) na chefia da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. "Sou testemunha da atuação dela (Ideli)", afirmou.

Para Ana Rita, a demarcação de mais terras indígenas e o combate ao trabalho escravo são desafios do próximo governo de Dilma na área dos direitos humanos. Ela afirmou que é preciso derrubar a PEC 215, que transfere a competência de demarcação do Executivo para o Legislativo. O texto está tramitando no Congresso. Questionada sobre se o governo apoia a PEC, ela disse que "o governo pode estar buscando ajustar a PEC, mas não tenho como afirmar isso". Pessoalmente, a senadora se disse a favor de derrotar a proposta.

TAGS