PUBLICIDADE
Notícias

Falcão diz que ministério do segundo mandato tem 'a cara do PT'

18:40 | 06/01/2015
Em meio ao descontentamento generalizado de setores do PT e da base aliada com a montagem da nova equipe da presidente Dilma Rousseff, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse nesta terça-feira, 6, que a composição ministerial do segundo mandato tem "a cara do PT" e garantiu que o partido apoia todos os nomes escolhidos por Dilma.

"Não achamos que o ministério é montado de acordo com tendências políticas do PT. A presidente escolheu os ministros, eles têm toda a experiência política e o nosso apoio para exercerem suas tarefas", garantiu Falcão, após fazer uma visita de cortesia ao novo ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Pepe Vargas (PT-RS).

No PT, atribui-se ao ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, a influência sobre Dilma, para que ela nomeasse Pepe Vargas, da tendência Democracia Socialista, na Secretaria de Relações Institucionais, responsável pela articulação política do governo com o Congresso. Com a decisão, o grupo de Lula, abrigado na corrente Construindo um Novo Brasil, perdeu espaço na "cozinha" do Planalto.

"É um ministério com a cara do PT, como todos os anteriores, embora seja um ministério de coalizão. Nosso governo é um governo de coalizão. Não há essa oposição Dilma X Lula, Dilma X PT, Lula X PT", comentou Falcão. "Não há nenhum desconforto nosso com a escolha do ministro Pepe Vargas."

Vaias

Os novos titulares do Esporte, George Hilton (PRB), e da Agricultura, Kátia Abreu (PMDB), foram vaiados na quinta-feira passada, 1º, diante da presidente Dilma Rousseff, durante a cerimônia de nomeação de ministros no Palácio do Planalto. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou pouco antes de Dilma subir a rampa do Planalto e receber a faixa presidencial, em uma passagem relâmpago na cerimônia de sua afilhada política.

Indagado se o PT não estaria virando um novo PMDB, com várias correntes internas disputando espaço e poder, Falcão respondeu: "Não vejo nenhuma similitude entre os dois partidos, o que acho é que as pessoas têm o direito de ter suas preferências, opiniões".

"O PT é um partido plural, a liberdade de expressão de pensamento que defendemos com toda a convicção não vale só para a imprensa, vale para a militância do PT", prosseguiu Falcão.

TAGS