PUBLICIDADE
Notícias

Ex-marineiros organizam partido 'ecossocialista'

16:30 | 13/01/2015
Um grupo de ex-integrantes da Rede Sustentabilidade, grupo político ligado à ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, articula a criação de um partido político ambientalista e "ecossocialista". O primeiro encontro do grupo, que por enquanto foi batizado de Queremos, está marcado para esta sexta-feira, 16, na capital paulista.

Segundo Célio Turino, ex-porta-voz da Rede em São Paulo, o movimento se inspirou em grupos políticos como o Podemos, da Espanha, e o MAS, da Bolívia. "Estamos finalizando o manifesto e até março já devemos estar com o partido organizado. Depois disso começaremos a coleta de assinatura (para oficializar a sigla na Justiça Eleitoral)", diz Turino. De acordo com ele, o grupo já está organizado em 15 Estados e conta com "algumas centenas de pessoas".

Turino afirma ainda que a organização terá quatro pilares programáticos: bem viver, bem comum, ecossocialismo e cidadanismo. Os dissidentes da Rede representam a ala mais à esquerda do antigo grupo de Marina. O movimento começou a se desenhar quando a ex-ministra decidiu apoiar o então candidato Aécio Neves (PSDB) no segundo turno da eleição presidencial.

Além dos ex-marineiros, o Queremos será formado por intelectuais, ativistas sociais e políticos. Entre as personalidades aguardadas no evento desta sexta, já confirmou presença a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP). Também estarão presentes representantes do Podemos, partido espanhol que surgiu após os Indignados, movimento que, em 2011, levou milhares às ruas de Madri com críticas à corrupção e à política do país.

TAGS