PUBLICIDADE
Notícias

Em palestra, Temer defende que empresas doadoras escolham um só candidato

11:10 | 26/01/2015
O vice-presidente Michel Temer (PMDB) faz na manhã desta segunda-feira, 26, uma palestra na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) sobre reforma política. Na fala a empresários, Temer disse que o Brasil tem hoje maturidade para fazer reformulações político-partidárias. O financiamento de campanha, que está sendo discutido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), é um dos pontos a ser reformulados, disse ele. Uma mudança possível, segundo o vice-presidente, seria exigir que empresas ou grupos empresariais possam fazer doações a apenas um candidato em eleições para cargos executivos.

Temer defendeu ainda o sistema chamado "distritão" para eleição de deputados federais. Nesse sistema eleitoral, haveria uma eleição majoritária por Estado para os candidatos à Câmara Federal.

Para disputa de deputados estaduais e vereadores em cidades com mais de 200 mil habitantes, ele defendeu o sistema distrital puro. Tais mudanças acabariam com coligações feitas com vistas ao quociente eleitoral e com o fenômeno dos puxadores de votos.

Temer afirmou ainda ser "mais que considerável" a proposta de ter coincidência das eleições dados os custos para realizar os pleitos. E disse ser favorável ao fim da reeleição com extensão dos mandatos de quatro para cinco ou seis anos.

Após o evento, Temer terá um almoço com o presidente Fiesp e candidato derrotado ao governo paulista no ano passado pelo PMDB, Paulo Skaf.

TAGS