PUBLICIDADE
Notícias

Eleição da presidência da Câmara ocorrerá em um domingo

17:50 | 07/01/2015
Os deputados que tomarão posse na nova legislatura escolherão a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados em um domingo, dia 1º de fevereiro. Programação divulgada pela Secretaria-Geral da Mesa prevê a primeira sessão às 10 horas e o início da escolha da nova presidência só às 18 horas. Como no dia seguinte está programada a sessão de abertura dos trabalhos do Congresso Nacional, não está descartada a hipótese da eleição na Câmara se estender até a madrugada.

O primeiro item da programação é a sessão preparatória de posse dos novos parlamentares. Às 13h30 terminará o prazo para a formação de blocos parlamentares e uma hora depois acontecerá a reunião de líderes para a escolha dos cargos que cabem aos partidos, de acordo com o critério da proporcionalidade.

As candidaturas terão de ser registradas até às 17 horas para o sorteio da ordem dos candidatos que aparecerão na urna eletrônica. Disputam a presidência da Câmara o peemedebista Eduardo Cunha (RJ), considerado o favorito, o ex-presidente da Casa e atual vice-presidente Arlindo Chinaglia (PT-SP) e o pessebista Júlio Delgado (MG). A votação para a escolha do novo presidente da Câmara começará no início da noite. Caso o pleito não seja definido no primeiro turno, a votação seguirá para o segundo turno, sem horário previsto de término.

TAGS