Participamos do

Tereza Campelo vem a Fortaleza debater redução da pobreza

A função do debate é "analisar o que significa, para a sociedade brasileira, estar próximo da superação de problemas antigos". A programação conta ainda com exposição artística e pré-estreia de documentário
14:39 | Dez. 08, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) Tereza Campelo participará, amanhã, de debate sobre a redução da miséria no Brasil. O evento faz parte de programação especial sobre o efeito dos onze anos do programa Bolsa Família e é uma parceria entre o MDS, o governo do Estado do Ceará e o Instituto Dragão do Mar.

De acordo com informações enviadas por assessoria, a função do debate é “analisar o que significa, para a sociedade brasileira, estar próximo da superação de problemas antigos, crônicos e que sempre estiveram rodeados de interesses e preconceitos”. Estarão presentes também o escritor Lira Neto e o assessor especial da Ação da Cidadania Daniel Souza. A moderação será o presidente do Dragão do Mar, Paulo Linhares.

Além do debate, fazem parte da programação também a exposição “Os Filhos deste Solo: olhares sobre o povo brasileiro” e a pré-estreia nacional do documentário “Aqui deste lugar”.

------------------------------------------
Confira a programação.

15h, no Teatro Dragão do Mar – Debate "Redução da miséria no Brasil, seus sentidos e significados"
O período recente do país registrou alteração significativa de indicadores econômicos e sociais. Houve um movimento drástico do ponteiro quando o assunto se refere aos fenômenos da fome e da pobreza. Mais do que mensurar ou localizar onde as mudanças aconteceram, é necessária uma discussão mais atenta. Analisar o que significa, para a sociedade brasileira, estar próximo da superação de problemas antigos, crônicos e que sempre estiveram rodeados de interesses e preconceitos. O que o novo cenário apresenta de oportunidades para a valorização de identidades regionais ou de segmentos populacionais? São concretos os efeitos positivos na infância exposta às políticas de inclusão social? É sustentável o processo que amplia perspectivas para as juventudes pobres? Acredita-se que é possível dar um salto qualitativo no próximo período em relação ao enfrentamento das desigualdades e essas novas agendas têm espaço neste debate.
Tereza Campello | Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Lira Neto | Jornalista e escritor
Daniel Souza | Assessor Especial da Ação da Cidadania
Moderação de Paulo Linhares | Presidente do Dragão do Mar

18h, no Museu da Cultura Cearense - Abertura da exposição "Os Filhos deste Solo: olhares sobre o povo brasileiro"
Esta exposição traz olhares atuais e sensíveis de artistas brasileiros sobre as vidas de filhos e filhas deste solo. Personagens e cartas são pontos de partida para pensarmos a ampla diversidade cultural, étnica e regional brasileira.
Curadoria: Carla Joner | Fotografias: Marcelo Curia e Edu Simões | Instalação: Rochelle Costi | Vídeocartas: Felipe Diniz | Trilha Sonora: Dany Roland | Realização: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
09 de dezembro de 2014 a 11 de janeiro de 2015, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

19h, no Cinema do Dragão - Pré-estreia nacional do documentário "Aqui deste Lugar"
Nos últimos dez anos, milhões de famílias brasileiras cruzaram a linha da extrema pobreza. Dessa grande história, conheceremos pequenas histórias de famílias espalhadas pelo nosso país-continente que compõem o retrato da transformação do Brasil e da forma como ela afeta cada indivíduo. O documentário mostra como as diferentes gerações assimilaram a mudança e como está formada a família que nasceu sem eletricidade, mas que hoje passa o dia em uma lan house.
Direção e roteiro: Sérgio Machado e Fernando Coimbra | Produção: Caio Gullane, Fabiano Gullane e Debora Ivanov | Produção: Gullane

 

Redação O POVO Online, com informações da assessoria do Instituto Dragão do Mar

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente