Participamos do

Oposição barra repasse para realização do Natal de Luz de Iguatu

17:12 | Dez. 03, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Prefeitura de Iguatu sofreu um revés da oposição na Câmara Municipal durante votação de repasse de verba para instituição que integra os festejos do tradicional Natal de Luz da Cidade. Na sessão da terça-feira, 2, por nove votos contra oito, a base foi derrotada na aprovação de convênio entre a Prefeitura e o Projeto Arte Criança.

De acordo com o vereador Mário Rodrigues, a ação da oposição ocorreu pela “falta de transparência da Prefeitura” na relação com a instituição. Segundo ele, os vereadores requereram a presença do prefeito Aderilo Filho, da secretária de Cultura e Turismo, Diana Souza, e de representantes do Projeto para esclarecer o convênio, mas não foram atendidos. “Eles não vão porque não têm o que dizer”, criticou Rodrigues.
[SAIBAMAIS 1]
O presidente da Casa, vereador Bandeira Júnior, acusa a oposição de agir contra a realização do Natal de Luz por causa de desavenças políticas com o deputado eleito e ex-prefeito Agenor Neto (PMDB), idealizador do evento na cidade. “Eles dizem que não sabem onde o recurso vai ser aplicado. O Natal de Luz tem recurso do município, do comércio... É um leque de origem”, disse Bandeira.

Ele diz ainda que foi procurado por opositores que tentaram negociar a antecipação da eleição da nova mesa diretora da Câmara em troca da aprovação do repasse. Conforme Bandeira, ele se recusou a “misturar um evento que é da cultura do município” com questões políticas.

A oposição nega a tentativa de acordo e diz estar cobrando, há quatro meses, a votação de projeto que determina votação aberta na escolha da mesa diretora. “É uma coisa de transparência. Ele (prefeito) mostra as contas, diz o que gastou e o que quer gastar. Não tem essa ligação com derrota política”, disse Mário.

Enquanto a base aliada afirma que a barreira no convênio prejudicará a realização do evento e o trabalho social com as crianças do projeto, os opositores dizem que não acarretará problemas já que o Natal de Luz conta com outras fontes de verba.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente