Participamos do

Governador eleito do RS confirma equipe de transição

12:40 | Nov. 05, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O governador eleito do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB), anunciou formalmente nesta quarta-feira a equipe que conduzirá o processo de transição com o atual governo, do petista Tarso Genro. O quinteto é formado por Carlos Búrigo, Cézar Schirmer, Sebastião Melo, Ibsen Pinheiro e José Fogaça. Todos são filiados ao PMDB. A equipe teve sua primeira reunião com Sartori no fim da manhã de hoje, na sede do diretório estadual do PMDB. A única ausência foi de Ibsen Pinheiro, que está em Brasília. Durante cerca de duas horas, eles discutiram a portas fechadas questões relativas à transição.

Os cinco nomes indicados são de confiança do governador eleito e o acompanharam ao longo dos últimos meses. Carlos Búrigo foi secretário de Gestão e Finanças na gestão de Sartori em Caxias do Sul e foi seu braço direito na campanha deste ano. Cézar Schirmer, atual prefeito de Santa Maria, foi um importante cabo eleitoral no interior do Estado. Sebastião Melo é vice-prefeito de Porto Alegre e se licenciou do cargo para se dedicar à coordenação de campanha de Sartori. A lista também tem o ex-deputado Ibsen Pinheiro e o ex-prefeito de Porto Alegre José Fogaça.

De acordo com a assessoria de Sartori, ainda nesta semana a equipe deve se encontrar com os secretários indicados por Tarso para iniciar o trabalho de apropriação das informações do Estado.

Cauteloso, Sartori tem mantido em sigilo as informações relativas à composição de seu governo. Segundo ele, os nomes não serão anunciados antes do dia 15 de dezembro. Ainda não se sabe, por exemplo, qual será o espaço concedido a partidos como PSB, PSD, PPS, PP e PSDB, que compuseram a coligação ou apoiaram Sartori no segundo turno.

De qualquer forma, já é dada como certa a participação do deputado federal Beto Albuquerque (PSB). Considerado um aliado de peso de Sartori durante toda a campanha, Beto ficará sem mandato a partir de janeiro e deve ocupar uma secretária no Palácio Piratini.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente