Participamos do

Câmara aprova extinção da Secopafor; pasta estadual segue por mais dois anos

Em agosto, Assembleia aprovou mensagem que mantém a pasta da Copa estadual até 2016. Já secretaria municipal será extinta em novembro
11:52 | Nov. 04, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou agora há pouco mensagem do prefeito Roberto Cláudio (Pros) que antecipa para o final de novembro a extinção da Secretaria Municipal da Copa (Secopafor). Inicialmente, mensagem do prefeito previa o fim da pasta para o final de outubro. Vereadores, no entanto, aprovaram emenda jogando prazo para o mês seguinte.

No projeto que enviou à Câmara, Roberto Cláudio justifica a decisão afirmando que atividades de competência da Secopafor já foram concluídas. Ele destaca que ainda restam alguns compromissos da pasta, mas que podem ser tocados sem prejuízo pela Secretaria de Infraestrutura do Município (Seinf).

[SAIBAMAIS 1]Em outubro de 2013, o próprio prefeito transferiu diversas das atribuições da Secopafor para a Seinf, incluindo obras R$ 82 milhões em obras com vistas para o evento. Na época, Roberto Cláudio afirmou que a troca era necessária para conferir “maior agilidade às obras”. Com isso, opositores do prefeito questionaram necessidade da pasta, que já operaria de forma esvaziada.

Municipal sai; Estadual continua


Se o prefeito de Fortaleza optou por antecipar a extinção de sua pasta destinada à Copa do Mundo de 2014, secretaria com mesma atribuição no Governo do Estado será mantida até 2016. Em agosto desse ano, a Assembleia aprovou mensagem de Cid Gomes (Pros) alterando o nome da pasta de Secretaria da Copa para Secretaria Especial dos Grandes Eventos Esportivos.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente