Participamos do

PSB: aliados creditam a Campos crescimento no Congresso

08:10 | Out. 09, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A estratégia do PSB de aumentar a influência do partido na Câmara dos Deputados e no Senado teve sucesso na eleição de 2014. Mesmo com a morte de Eduardo Campos, a legenda conseguiu eleger 34 deputados federais e teve o maior crescimento no Senado neste ano: passou de quatro para sete senadores.

Dentro do PSB há a crença de que o "fator Eduardo" foi mais importante do que a votação de Marina Silva para impulsionar os resultados nas urnas.

Na eleição passada, o PSB somou 35 deputados federais, mas, ao longo do mandato, perdeu 11 parlamentares no troca-troca de partidos. Neste ano, Pernambuco, berço eleitoral de Campos, foi o Estado que mais elegeu deputados pessebistas, com oito representantes - há quatro anos foram cinco.

Estreando nas urnas, Felipe Carreras, João Fernando Coutinho, Tadeu Alencar e Marinaldo Rosendo contaram com a bênção do ex-governador para se elegerem pela primeira vez. Alencar, por exemplo, foi secretário da Casa Civil e tinha a confiança de Campos. "O ex-governador estimulou o resultado desse grupo. Fez suas apostas políticas e identificou o potencial de cada um dentro do partido", afirmou Alencar

.

No Estado de Campos, o PSB também emplacou o senador Fernando Bezerra Coelho com 64% dos votos (2,6 milhões). Ex-ministro da Integração Nacional, entre 2011 e 2013, Bezerra Coelho ajudou o partido a aumentar a bancada no Senado. "Todas as decisões e resultados do nosso partido foram baseados no que o Campos tinha previsto e vamos seguir nessa linha de atuação no Senado", disse.

Além do ex-ministro da Integração, Romário (RJ), atual deputado federal, e Roberto Rocha (MA), vice-prefeito de São Luís, ajudaram a aumentar o quadro.

São Paulo

O Estado de São Paulo elegeu quatro representantes e ficou em segundo lugar no número de deputados eleitos pelo PSB. Luiza Erundina e Keiko Ota alcançaram a reeleição. Luiz Lauro Filho e Flavinho estreiam na Câmara em 2015.

Erundina, que coordenou a campanha presidencial da legenda, acredita que a candidatura de Marina Silva não foi fator determinante para a o resultado positivo. "A figura da Marina agregou e gerou adesão, mas sua campanha foi modesta, com uma presença nos Estados não tão intensa. Isso diminuiu a possibilidade de exercer um poder maior", afirmou.

Márcio França, presidente do PSB em São Paulo e eleito vice-governador, observa um crescimento do partido após a morte de Campos. "Nós perdemos o Eduardo no meio da campanha, mas a marca PSB cresceu bastante e nos ajudou a aumentar o número de votos", afirmou.

Escolhas

Visão oposta tem o presidente nacional do partido, Roberto Amaral. Indagado sobre o que teria determinado o aumento da bancada do PSB no Senado, ele disse que nem Campos nem Marina tiveram influência. "O fato é que escolhemos no Rio um candidato fortíssimo, que certamente venceria.

No Maranhão, o candidato era aliado ao governador que foi eleito e, em Pernambuco, Bezerra Coelho foi eleito pela experiência", disse. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente