Participamos do

Marco Aurélio: Menção sobre prisão é vergonha para País

15:55 | Out. 28, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que a justificativa usada pela justiça italiana para rejeitar pedido do governo brasileiro para extraditar o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato condenado por envolvimento no mensalão "é uma vergonha para o Brasil".

A Corte de Apelação de Bolonha negou o pedido brasileiro por considerar a situação das prisões no País. "Se considerarmos algo que talvez esteja em desuso no Brasil, que é a dignidade do homem, é procedente o pronunciamento italiano", disse Marco Aurélio, ao final hoje da sessão da 1ª Turma do STF.

Ele lembrou do pronunciamento do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que chegou a comparar presídios brasileiros a "masmorras". "O óbice vislumbrado pela Itália foi justamente o que nosso ministro apontou como masmorras", disse o ministro do Supremo. Em novembro de 2012, o atual ministro da Justiça chegou a afirmar que "preferiria morrer" a cumprir pena em um presídio brasileiro e classificou o sistema penitenciário como "medieval".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente