Participamos do

Ibope: Dilma abre 16 pontos de vantagem sobre Marina, Aécio fica estável

A candidata à reeleição chega a 47% dos votos votos válidos. O necessário para vencer no primeiro turno é 50% mais um
19:13 | Out. 02, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Pesquisa Ibope divulgada na noite desta quinta-feira, 2, mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) abriu vantagem sobre a concorrente Marina Silva (PSB) e agora está com 16 pontos percentuais à frente.

Dilma oscilou positivamente um ponto e agora está com 40%, Marina caiu um ponto e está com 24%. O senador Aécio Neves (PSDB) manteve os 19% registrados na última pesquisa divulgada na última terça-feira, 30. O pastor Everaldo (PSC) e a candidata Luciana Genro (Psol) têm um ponto cada. 8% dos entrevistados responderam que vão votar nulo ou branco, já 7% ainda não sabem ou não responderam.

[SAIBAMAIS 2]

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em relação aos votos válidos, quando se exclui brancos e nulos, Dilma chega a 47% das intenções de voto, contra 28% da Marina e 22% do Aécio. Levando-se em conta a margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, ainda não é possível afirmar que a eleição poderia ser decidida no primeiro turno com a vitória da candidata petista. Uma vitória no primeiro turno é necessário que o candidato tenha 50% dos votos válidos mais um.

O levantamento simulou segundo turno entre as duas candidatas mais bem posicionadas. Dilma Rousseff venceria a disputa contra Marina Silva com 43% a 36%. A presidente também venceria o ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves, por 46% a 33%. O Ibope também simulou um segundo turno entre Marina e Aécio. A ex-senadora levaria vantagem por 38% a 33%.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 205 municípios entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro. O nível de confiança é de 95% e a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00942/2014.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente