Participamos do

Ibope/BA: Paulo Souto e Rui Costa estão empatados em 46%

20:50 | Out. 04, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Pesquisa Ibope divulgada neste sábado, 4, mostra os dois principais candidatos ao governo da Bahia empatados tanto no primeiro quanto no segundo turno. A menos de 24 horas do início da votação, Paulo Souto (DEM) e Rui Costa (PT) têm cada um 46% das intenções de votos válidos (conta que desconsidera brancos e nulos).

Lídice da Mata (PSB) aparece com 5% das intenções dos votos válidos. Da Luz (PRTB), Marcos Mendes (PSOL) e Renata Mallet (PSTU) têm 1% cada um.

No levantamento anterior, divulgado em 24 de setembro, Paulo Souto tinha 43% e Rui Costa, 27%. Na pesquisa divulgada em 10 de setembro, Paulo Souto tinha 46% e Rui Costa aparecia com 24%. Em agosto, Paulo Souto tinha 44% e Rui Costa, 15%. Na primeira pesquisa, de julho, Souto liderava com bastante folga, com 42% e Costa tinha apenas 8%.

Para subir nas pesquisas, Costa utilizou bastante a estratégia de se alinhar à candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. Nos últimos debates e programas eleitorais, ele reforçou a associação de "quem vota em Dilma, vota em Rui". Outro importante cabo eleitoral do candidato no Estado é o ex-presidente Lula.

O cálculo dos votos válidos é o procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

A pesquisa foi encomendada pela TV Bahia. O Ibope fez a pesquisa entre os dias 1 e 4 de outubro. O instituto ouviu 2.002 eleitores. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

Segundo o Ibope, haverá disputa de segundo turno no Estado. Pela pesquisa, no segundo turno, Paulo Souto e Rui Costa também aparecem empatados, com 39% das intenções de voto cada um. Brancos e nulos somam 11%. Os que não sabem ou não responderam, outros 11%.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente