PUBLICIDADE
Notícias

Ferro: atual cenário impede surgimento de outro Lula

11:50 | 04/10/2014
Candidato ao sexto mandato de deputado federal, o vice-líder do PT na Câmara, Fernando Ferro (PE), avalia ser impossível o surgimento de um "outro Lula" no atual cenário político brasileiro.

"Pessoas vindas das camadas populares, sindicais, não têm condições de fazer campanha", afirmou ele, nesta manhã, durante visita a uma feira de produtos orgânicos, no bairro das Graças, no Recife.

Ele observou que além da "desilusão" e de uma certa hostilidade da população em relação à classe política, as campanhas estão cada vez mais milionárias e não contam mais com a militância voluntária no corpo-a-corpo eleitoral. "Nas primeiras campanhas, havia encantamento com o ato de fazer política", relembrou. "Hoje, a militância é paga". "As doações também caíram, diante do temor gerado com a pressão com as prestações de contas".

Ferro reconhece que parte do PT adotou a "financeirização" das campanhas, que estima custar em média R$ 5 milhões para deputado federal. Como já conquistou um eleitorado de opinião ao longo da sua trajetória, ele acredita que seus gastos não ultrapassam R$ 1 milhão. A saída, aponta, é a tão propalada reforma política. "Com profundidade", frisa.

TAGS