PUBLICIDADE
Notícias

Dilma diz que 6,4 mil creches foram contratadas

19:50 | 01/10/2014
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira, 1º, que seu governo contratou a construção de 6.452 creches. A petista foi criticada hoje pela ex-ministra Marina Silva (PSB), em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, que acusou a presidente de ter entregue apenas 417 creches das 6 mil prometidas durante a eleição de 2010.

A presidente disse que já foram entregues 2.052 creches e pré-escolas. Ela contabilizou ainda unidades contratadas no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no programa Pró-Infância. "Além das 6.452, eu assumi as 1.938 creches originadas no governo do presidente Lula e que estavam em estado muito inicial." Ainda segundo Dilma, há no total 4.055 creches em construção.

"Com isso, conseguimos fazer um processo que foi muito bem sucedido. Nós iniciamos uma grande revolução", disse a presidente. De acordo com ela, nas administrações anteriores o governo federal não investia em creches, "o que era visto como uma tarefa das prefeituras". "Aliás, quem constrói creche no Brasil são as prefeituras. Apoiar (a construção de creches) implicava em parceria com todos os prefeitos do País", disse.

Ela afirmou que o governo federal assumiu responsabilidades como o pagamento do custeio necessário entre a conclusão da unidade e o recebimento de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

De acordo com Dilma, os investimentos na educação nos primeiros anos da infância ajudará a dar "um salto educacional que revolucionará o País". "Queremos uma coisa fundamental: que a criança, quando chegar a hora de alfabetizar, tenha maiores e melhores condições de absorver o aprendizado", disse.

Saúde

Perguntada se a promessa de Marina de investir 10% das receitas da União na saúde era viável, Dilma disse que já questionou a adversária sobre o tema, mas não obteve resposta. "Eu não tenho como te responder, sinto muito".

TAGS