Participamos do

Decisão sobre extradição de Pizzolato sai nesta tarde

11:30 | Out. 28, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A decisão da Justiça italiana sobre a eventual extradição ao Brasil do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato será anunciada pela Corte de Bolonha no início da tarde desta terça-feira, 28. A previsão é que a resposta seja anunciada às 14 horas, no horário de Brasília (17 horas do horário italiano).

A informação foi confirmada tanto pelos advogados de Pizzolato como pelos representantes do governo brasileiro. O ex-diretor foi condenado por envolvimento no mensalão e atualmente está preso em Modena.

Depois de mais de cinco horas de julgamento, os advogados de defesa e do Ministério Público italiano deixaram o tribunal indicando que um resultado sairá ainda nesta terça. Pizzolato chegou pouco antes do início da sessão ao tribunal, por volta das 7h, em um camburão fechado. A presença da imprensa na corte foi negada.

Se a opção do tribunal for a de rejeitar a extradição, o Brasil já indicou que vai recorrer da decisão, o que significa que o caso se arrastará por 2015, em uma Corte em Roma.

O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil foi condenado a 12 anos e sete meses de prisão por envolvimento no mensalão. Ele fugiu para a Itália ainda no segundo semestre de 2013 com um passaporte falso de um irmão morto há mais de 30 anos. Em fevereiro deste ano, ele acabou sendo descoberto na casa de um sobrinho na cidade de Maranello, no norte da Itália, e levado para a prisão de Módena.

Com dupla cidadania, a esperança de Pizzolato era a de garantir sua permanência no país europeu. O jornal O Estado de S. Paulo revelou com exclusividade, porém, que o Ministério Público da Itália deu um parecer favorável à extradição do brasileiro em abril deste ano, apesar de sua dupla cidadania. O chefe de gabinete do Ministério Público Federal brasileiro, Eduardo Pelella, prefere não se antecipar ao resultado. "Fizemos o nosso trabalho e agora é aguardar uma decisão da Justiça italiana. Não há como saber qual será essa decisão, mas o que é certo é que em caso de uma decisão não favorável podemos ainda recorrer", afirmou antes do começo do julgamento.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente