PUBLICIDADE
Notícias

Datafolha: SP, Alckmin tem 59%; Skaf, 24%; Padilha, 13%

18:40 | 04/10/2014
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), candidato à reeleição, aparece na liderança da pesquisa de intenção de voto divulgada neste sábado, 4, pelo Instituto Datafolha no site do jornal Folha de S.Paulo, com 59% dos votos válidos. O candidato Paulo Skaf (PMDB) vem em seguida, com 24% dos válidos, enquanto Alexandre Padilha (PT) tem 13%.

Os candidatos Gilberto Natalini (PV), Laércio Benko (PHS) e Gilberto Maringoni (Psol) tiveram 1% cada. Raimundo Sena (PCO), Wagner Farias (PCB) e Walter Ciglioni (PRTB) não pontuaram. O porcentual leva em conta votos válidos, excluindo brancos e nulos.

Com a porcentagem, Alckmin ganharia a disputa pela reeleição no primeiro turno. Na comparação com a pesquisa anterior, divulgada pelo Datafolha na quinta-feira (2), o candidato do PSDB oscilou de 58% para 59%. Skaf oscilou saindo de 26% para os atuais 24% e Padilha manteve os 13%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo.

Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, Alckmin aparece com 51%, Skaf com 21% e Padilha com 11%. Os votos em branco e nulos somaram 8%. Não sabem ou não responderam 7% dos eleitores entrevistados.

A sondagem divulgada neste sábado foi realizada na sexta-feira, 3, e neste sábado, 4. Foram entrevistados 3.119 eleitores em 59 municípios paulistas. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo número SP-00064/2014 e BR-01037/2014.

Segundo turno

O instituto fez simulação de segundo turno entre Alckmin e Skaf. O governador de São Paulo e candidato do PSDB à reeleição ficou com 60% e Skaf, 29%. Os votos em branco e nulos somaram 8% e não sabem ou não responderam 3% dos eleitores entrevistados.

O Datafolha também fez simulação de segundo turno entre Alckmin e Padilha. Nesse caso, Alckmin obteve 67% e o candidato do PT, 20%. Votos em branco e nulos totalizaram 10% e não sabem ou não responderam, 3%.

TAGS