Participamos do

Camilo diz que adversário elogiava atual governo; Eunício critica que petista está "agressivo"

18:53 | Out. 19, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
No terceiro bloco do debate, os candidatos Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) escolheram tema livre para fazer pergunta ao adversário. O clima entre os candidatos ficou acirrado e ambos trocaram críticas sobre a relação com o atual governo e a veracidade das promessas.

Camilo Santana foi o primeiro a fazer pergunta. Ele destacou promessa sua de destinar 1,5 % do orçamento para a Cultura e perguntou qual a política de Cultura que Eunício deve adotar se for eleito.

Eunício disse que não é verdade quando Camilo diz que só ele prometeu aumentar o orçamento para a Cultura. O candidato voltou a questionar o adversário sobre o porquê de não terem sido adotadas ações para a Cultura nos últimos oito anos. “Nos últimos anos, a Cultura cearense foi abandonada”, criticou Eunício.

Ele frisou que não terá dificuldade em destinar verba para a área e voltou a frisar que não tem padrinho político. “A Cultura é algo que tem que ser tratado de forma diferenciada o que não foi feito nesse governo. Durante esses oito anos a cultura foi desprezada no Ceará e agora se promete doar orçamento para a Cultura?”, questionou. Eunício prometeu dobras os valores atualmente destinados à Cultura.

Em contrapartida, Camilo prometeu fazer concurso para a secretaria de Cultura, criar uma pinacoteca em Fortaleza e levar ações de Cultura para o Interior. “Nunca vi você falar de compromisso que vai assumir, é bom saber disso”, ironizou Camilo. “Por sete anos atrás você dizia que esse era o melhor governo, tinha o melhor governador”, alfinetou o petista, destacando que Eunício indicou secretário para o governo, inclusive o secretário-executivo da Segurança, Aloisio Carvalho.

“O candidato Camilo está muito agressivo hoje”, disse Eunício. Ele afirmou que deixou o atual governo porque acredita que seu partido tem condições de participar da disputa e “modificar o que está no Ceará”. “Se eu quisesse permanecer no governo e elogiar, eu estaria aí”, disse Eunício. Ele afirmou ainda que o secretário-executivo foi indicado pelo irmão do governador, Ivo Gomes, não por ele.

Pergunta de Eunício
O candidato do PMDB questionou Camilo “qual é a estatística que melhor simboliza o governo do Estado no dia de hoje?”. Camilo elogiou o governo de Cid Gomes e fez menção ao apoio da presidente Dilma Rousseff (PT) e do ex-presidente Lula (PT). “Parece que o Eunício não sabe os dados do Ceará”, disse o petista, ressaltando dados de criação de empregos e de escolas profissionalizantes.”Eunício mora há muito tempo fora do Ceará e talvez não conheça a realidade do Estado”, criticou.

Eunício voltou a dizer que não tem chefe que tenha o indicado para a campanha e destacou números da violência e da saúde. Ele destacou o surto de sarampo e criticou o governo por não conter a doença.

Camilo rebateu Eunício dizendo não ser candidato “por vaidade ou por interesse pessoal, nunca fui ao governador pedir para ser candidato, fui escolhido pelo meu trabalho”, disse.

Acompanhe o debate entre Camilo Santana e Eunício Oliveira

TV O POVO - UHF canal 48; NET canal 24; Multiplay canal 23
Rádio O POVO/CBN, FM 95,5

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente