Participamos do

Brasileiros começam a decidir novo presidente

08:20 | Out. 05, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Um total de 142.467.862 milhões de eleitores devem ir às urnas a partir deste momento, no primeiro turno das eleições gerais do Brasil. As seções eleitorais vão funcionar das 8h às 17h, no horário local de cada domicílio eleitoral. Em virtude da diferenças no fuso horário, os eleitores de Fernando de Noronha já estão em votação desde as 7h, pelo horário de Brasília. O Distrito Federal e mais 20 Estados abrem suas urnas às 8h. Outros cinco Estados - Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima - começam a votar às 9h de Brasília e o Acre, juntamente com 13 municípios do Amazonas com o mesmo fuso horário, vai às urnas a partir das 10h.

Os primeiros resultados presidenciais devem ser divulgados somente a partir das 19h (de Brasília). De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os dados serão atualizados de cinco em cinco minutos, até que todas as urnas sejam apuradas.

O primeiro voto do eleitor será para deputado estadual, seguido de deputado federal, senador, governador e, por último, presidente. O voto é obrigatório para todos os brasileiros entre 18 e 70 anos. O segundo turno das eleições está marcado para 26 de outubro.

Após estas eleições, 27 cadeiras do Senado, ou um terço do total de 81, podem ter novos ocupantes a partir do ano que vem. Em todo o País, 185 candidatos estão na disputa. Os mandatos dos senadores são de oito anos, mas a composição da Casa muda a cada quatro anos. Dos 27 senadores que terminam seus mandatos no fim deste ano, nove tentam se reeleger. Já entre os 513 deputados da Câmara Federal, 398 tentam a reeleição - o menor número desde 1998. Nesta eleição serão escolhidos ainda os deputados que comporão as assembleias legislativas de todas as unidades da federação.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente