Participamos do

Aumenta o número de deputadas eleitas para a Câmara Federal

A bancada feminina cresceu de 45 para 51 deputadas eleitas para o pleito que se inicia em janeiro de 2015
19:25 | Out. 06, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Aumentou em seis o número de deputadas eleitas para a Câmara Federal no pleito eleitoral realizado no último domingo, 5. Apesar do aumento, as 51 deputadas eleitas, representando a bancada feminina da Câmara dos Deputados, o número pouco cresceu em relação às eleições de 2010, quando 45 mulheres foram escolhidas nas urnas. Se, no início da atual legislatura, elas representavam 8,77% dos 513 deputados, em 2015 serão 9,94%.

O índice de renovação das parlamentares foi de 56,8%. Das 51 deputadas eleitas, 29 não pertencem à atual legislatura. Com seis deputadas, o Rio de Janeiro foi o Estado que mais elegeu mulheres. Na contrapartida, Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba e Sergipe não elegeram nenhuma parlamentar. O partido que mais elegeu mulheres foi o PT, com nove deputadas.

Para a coordenadora da bancada feminina na Câmara, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), o resultado ainda é negativo. “É um resultado decepcionante. Ele mostra que a política de inclusão das mulheres nas instâncias de poder está fadada ao fracasso, está falida”, avaliou a parlamentar, que foi reeleita no domingo.

Apesar da cota prevista em lei (12.034/09) de 30% de candidaturas femininas nas eleições para deputados e vereadores, Jô Moraes acredita que é preciso uma reforma política que democratize a presença da mulher no Parlamento. As cotas, segundo ela, não geram o resultado desejado porque não são preenchidas com antecedência. “Elas são feitas de última hora, para os partidos políticos apenas cumprirem a exigência legal”, criticou.

Redação O POVO Online
com informações da Agência Câmara Notícias

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente