Participamos do

Petrobras é exemplo de falta de planejamento, diz TCU

14:40 | Set. 11, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, criticou nesta quinta-feira, 11, a falta de planejamento e governança no Estado brasileiro e citou a Petrobras como exemplo. Para Nardes, o problema não envolve apenas a empresa ou o governo federal. A ausência de governança, segundo ele, causa erros administrativos, como a compra de Pasadena. "Eu não estou criticando o governo federal, estou criticando a estrutura. A falta de planejamento leva à corrupção, o fato de não existir governança facilita a corrupção. Não tem planejamento, metas, nem avaliação de risco, como o que aconteceu em relação à Petrobras", analisou.

Além de Pasadena, o presidente do TCU usou como exemplo de falta de análise de risco a decisão da Petrobras de construir quatro refinarias ao mesmo tempo, no que chamou de "decisão política".

A ausência de governança, segundo ele, também está presente na falta de articulação entre os ministérios, o que, na sua opinião, é um problema mais importante do que o extenso número de pastas (39). "Passa pela questão da governança. Se não houver o planejamento adequado, não adianta ter 20 ou 30 (ministérios)", afirmou, antes de completar: "O que questionamos é que, como está, não está funcionando".

Nardes criticou ainda o que chamou de falta de memória nos órgãos públicos causada pelas mudanças bruscas a cada troca de gestão, o que cria ineficiência nos gastos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente