Participamos do

Milhares de pessoas homenageiam Campos em Recife e Dilma é vaiada

A presidente estava acompanhada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e foi vaiada por alguns presentes
15:36 | Ago. 17, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

>> Corpo de Eduardo Campos é enterrado no cemitério de Santo Amaro

Milhares de pessoas desfilaram este domingo, 17, em Recife, em frente ao caixão do candidato à Presidência pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Eduardo Campos, falecido em um acidente de avião na quarta-feira.

Cento e trinta mil pessoas, segundo a polícia, passaram em frente ao esquife. Em seguida foi celebrada uma missa campal, à qual assistiu a presidente Dilma Rousseff, que disputa a reeleição e foi vaiada por alguns presentes, constatou uma jornalista da AFP no local. A presidente estava acompanhada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de vários ministros.

Duzentos e cinquenta policiais foram mobilizados para garantir a segurança da cerimônia religiosa, iniciada às 10h30 e celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife e por outros 10 bispos da região em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco.

Também assistiram à cerimônia o candidato presidencial do opositor Partido Social Democrata Brasileira (PSDB), Aécio Neves, e a líder ambientalista e colega de chapa de Campos, Marina Silva, que segundo a imprensa será nomeada na próxima quarta-feira para substituí-lo.

Antes da cerimônia religiosa, uma fila de mais de um quilômetro se formou logo cedo em frente ao Palácio do Campo das Princesas, onde foi realizado o velório do corpo na presença da viúva de Eduardo Campos, Renata, e dos filhos do casal. O caixão foi colocado do lado de fora do prédio para facilitar o acesso das pessoas, a maioria muito emocionada, segundo jornalistas da AFP.

Terceiro colocado nas pesquisas de intenção de voto para as presidenciais, ao lado da ambientalista Marina Silva como vice, Eduardo Campos, de 49 anos, viajava em um jato Cessna 560XL, que caiu na quarta-feira na zona residencial de Santos, litoral de São Paulo.

Morreram no acidente os sete ocupantes da aeronave que Campos usava em sua campanha: além do candidato, estavam a bordo assessores e os dois pilotos. Todos os corpos chegaram por volta da meia-noite de sábado a Recife. Marina Silva chegou à capital pernambucana na noite de sábado.

O presidente do PSB, Roberto Amaral, informou que o partido deve anunciar na próxima quarta-feira quem será seu novo candidato. Segundo a imprensa, é provável que a própria Marina Silva seja indicada e especula-se que a viúva de Campos seja vice na chapa, embora também tenha sido mencionado o nome do deputado socialista Beto Albuquerque.

Com uma extensa carreira política, na qual foi governador de Pernambuco (nordeste), ministro e deputado, o candidato socialista se apresentava como uma alternativa à polarização entre Dilma Rousseff e Aécio Neves, candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT, situação) e do PSDB (oposição), que governam o país há 20 anos.

AFP

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente