Participamos do

Eduardo Campos morre em acidente aéreo em São Paulo

O candidato cumprira agenda na cidade de Santos, mas não estava acompanhado da vice Marina Silva
12:53 | Ago. 13, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 13h46min

O candidato à presidência da República, Eduardo Campos (PSB), morreu na manhã desta quarta-feira, 13, após sofrer acidente aéreo em São Paulo. A aeronave viajava do Rio de Janeiro para São Paulo, mas perdeu contato com o controle aéreo. 

Campos cumpriria agenda na cidade de Santos, mas não estava acompanhado da candidata a vice, Marina Silva.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com Agência Estado, o deputado Júlio Delgado, presidente do diretório do PSB em Minas Gerais, confirmou que não há sobreviventes na aeronave que levava a equipe da campanha de Campos. Delgado foi informado pelo Broadcast Político sobre o acidente e imediatamente ligou para o deputado e presidente do diretório do PSB em São Paulo, Márcio França, que confirmou o acidente envolvendo o candidato à presidência da República.
[SAIBAMAIS 3]
"A gente está atordoado. Parece que não há sobreviventes. Parece que perdemos o Eduardo. O Eduardo não conseguiu descer (o avião não conseguiu pousar), não há sobreviventes na aeronave. É uma perda irreparável", disse o deputado visivelmente emocionado.

A aeronave caiu por volta das 10h. De acordo com o Comando da Aeronáutica, o Cessna 560XL, prefixo PR-AFA,  decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao Aeroporto de Guarujá (SP). Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave.

Substituição nas eleições
De acordo com a Justiça Eleitoral, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) pode manter o pleito eleitoral em 2014, substituindo a candidatura de Eduardo Campos em virtude de seu falecimento. Pelas regras eleitorais, não é obrigatório que o novo candidato seja a vice Marina Silva. 

Nota da Aeronáutica
O Comando da Aeronáutica emitiu nota sobre a queda e disse que vai investigar o acidente. Leia

"O Comando da Aeronáutica informa que nesta quarta-feira (13/08), por volta das 10h, uma aeronave Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, caiu na cidade de Santos, no litoral de São Paulo.

A aeronave decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá (SP). Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave.

A Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os fatores que possam ter contribuído para o acidente.

Brasília, 13 de agosto de 2014.
Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica".

Repercussão
Nas redes sociais, políticos e personalidades manifestaram sentimentos à família do ex-governador de Pernambuco.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente