Participamos do

Após morte de Campos, presidente da CPI cancela sessão

13:40 | Ago. 13, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Alerta: Eduardo Campos morre em acidente aéreo em São Paulo

O presidente da CPI mista da Petrobras, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), afirmou nesta quarta-feira, 13, ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, que cancelou o depoimento do ex-diretor da Área Internacional da estatal Nestor Cerveró em razão da morte do candidato do PSB, Eduardo Campos, em acidente aéreo em Santos (SP). "Não tem clima para realização da sessão da CPI", disse Vital, que divulgará nota em breve.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Vital disse que Campos, que foi seu colega na Câmara dos Deputados, é um dos "maiores valores políticos que a gente tinha". "É uma tragédia. Apesar das nossas divergências políticas, Campos é um dos maiores valores políticos da nossa geração", afirmou.

 

Hoje pela manhã, a CPI da Petrobras do Senado, também presidida por Vital, foi cancelada, só que por falta de quórum. Ela iria votar requerimentos. Em nota divulgada em março, a presidente Dilma Rousseff afirmou que não aprovaria a compra de metade da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), caso tivesse tido acesso a todas as informações do resumo executivo da operação preparado por Cerveró.

 

Mercado

 

A morte do candidato Eduardo Campos repercutiu rapidamente no exterior, especialmente nos mercados financeiros. Minutos após a confirmação da tragédia, a emissora de televisão especializada em economia CNBC interrompeu a programação logo depois das 13h no horário de Brasília para informar a morte de Campos e mostrou em gráficos a reação dos mercados. "Houve imediatamente uma forte onda vendedora após a notícia", disse a âncora do canal.

 

O economista-chefe da corretora londrina City Index, Ashraf Laidi, reproduziu a notícia via Twitter e destacou a reação do Ibovespa que passou a registrar firme queda desde as primeiras informações de que o avião acidentado poderia ser da campanha do PSB. O chefe-global de negociação da Capital Asset Management em Londres, Steve Collins, também demonstrou surpresa com a notícia e destacou pela rede social o fato de a candidata a vice-presidente Marina Silva não estar na mesma aeronave.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente