Participamos do

Tarso Genro diz que polêmicas sobre Copa foram superadas

13:20 | Jul. 01, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Ao fazer um balanço da realização da Copa do Mundo em Porto Alegre, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, reconheceu que as polêmicas e incertezas que permearam a preparação do evento, inclusive entre os gaúchos, foram totalmente superadas. "(O sucesso da Copa) é uma vitória indistinta do Rio Grande do Sul e de todos os grupos políticos do Estado, a não ser daqueles que apostavam que o Brasil ia perder e que isso seria ruim para o governo", disse durante entrevista coletiva nesta terça-feira, 1º, no Palácio Piratini. Segundo ele, esses pessimistas, agora, devem estar "constrangidos".

Tarso afirmou que as pessoas que quiseram se manifestar sobre o Mundial nos últimos dias o fizeram livremente na capital gaúcha, dentro dos limites que foram colocados para garantir a segurança dos torcedores que vieram à cidade para acompanhar as partidas. "Agora é o momento de celebrar esse acontecimento", avaliou.

Ele lembrou que chegou a haver uma desconfiança da população com a possível contaminação do torneio pelos movimentos sociais. "Isso não aconteceu. O Rio Grande do Sul saiu fortalecido desse processo e estamos preparados para outros acontecimentos de grandes dimensões no Estado, que tenham a capacidade de mobilizar a nossa economia, gerar empregos e desenvolvimento", afirmou.

Tarso destacou os investimentos federais e estaduais feitos para viabilizar o esquema de segurança montado no Rio Grande do Sul para receber os turistas. Ele também criticou as exigências da FIFA para a realização do evento no Brasil. "São desproporcionais", disse, acrescentando que é contrário a muitas delas. "Mas o Brasil estava comprometido e nós atendemos o que foi pedido."

Porto Alegre recebeu quatro jogos da Copa do Mundo de 2014, três na fase de grupos e o último ontem, entre Alemanha e Argélia, pelas oitavas de final da competição.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente