Participamos do

Há espaço para seleção ganhar e Dilma perder, diz FHC

13:45 | Jul. 07, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse avaliar que os brasileiros sabem separar política de Copa do Mundo. Em conversa com jornalistas, após receber uma homenagem da Academia Brasileira de Eventos e Turismo na capital paulista, FHC afirmou que, agora, o povo não está preocupado com eleições e só vai discutir eleição no País após o Mundial.

Questionado, o ex-presidente tucano disse não se preocupar com um possível favorecimento da popularidade da presidente Dilma Rousseff com a Copa. "Tem espaço para fazermos muito gol, comemorarmos e ela (Dilma) perder a eleição", afirmou.

Sobre a declaração recente do candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, de que o governo "conseguiu surfar" no momento positivo da Copa, Fernando Henrique afirmou que pode haver, sim, um uso político equivocado. "Pode ser que algumas pessoas estejam usando politicamente a Copa, eu não acho que se deva fazer isso. A Copa é um evento nacional, de todos nós".

Fernando Henrique reforçou algumas vezes que torce para que a seleção possa conquistar o hexa e que manteve a esperança mesmo com a perda de Neymar, que foi afastado após sofrer uma lesão na coluna na partida de sexta-feira contra a Colômbia. "Neymar é realmente um jogador excepcional, mas há outros que são bons também, o Oscar é bom", disse, lembrando que o próximo adversário do Brasil, a Alemanha, também tem teve dificuldade em vencer algumas partidas. "Temos que pôr a barba de molho e torcer."

Críticas à economia.

No evento, no qual falou sobre a importância do turismo, Fernando Henrique lembrou áreas em que o País precisa avançar, como segurança, transporte e custo de vida, tanto para melhora de ambiente para turistas como para os próprios brasileiros. "Precisamos avançar com mais velocidade, mas com um PIB que não chega a 2% fica difícil", observou.

Perguntado se o PT cuidou bem de "seu filho", o Plano Real, disse: "(Cuidaram bem) até um certo momento, mas quando chegou a adolescência... A partir da crise de 2007/2008, eles passaram a maltratar o filho." E repetiu as críticas que já fez em ocasiões anteriores, sobre a gestão macroeconômica atual do governo, citando o aumento na conta de luz aplicado esta semana em diversos Estados brasileiros. "Hoje o endividamento do governo é muito elevado; houve um esforço de combater a inflação controlando preços, de gasolina por exemplo, e isso vai ter consequências; houve um esforço da parte da eletricidade que deu mau resultado, acabou de haver um aumento ontem no preço da eletricidade, então houve um mau manejo das finanças públicas."

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente