Participamos do

Ceará tem cinco parlamentares entre os "cabeças" do Congresso Nacional

15:40 | Jul. 29, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A lista dos “cabeças” do Congresso Nacional, elaborada anualmente pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Diap), traz cinco parlamentares cearenses no total dos 100 parlamentares mais influentes, envolvendo Câmara dos Deputados e Senado. O Ceará figura entre os 10 primeiros Estados com maior número de protagonistas no Parlamento.

São eles: os senadores José Pimentel, líder do Governo no Congresso; Inácio Arruda (PCdoB), que foi líder do partido; e Eunício Oliveira, líder do PMDB; e os deputados federais José Nobre Guimarães, que foi líder do PT e é atualmente o vice-presidente nacional da sigla; e André Figueiredo, líder do PDT.

> Confira o relatório dos "cabeças" do Congresso na íntegra

Entre os Estados, o que tem maior quantidade de “cabeças” é São Paulo, com 17 parlamentares; seguido pelo Rio Grande do Sul, com 11; e Pernambuco e Rio de Janeiro, com nove. O Ceará aparece na oitava posição com cinco nomes.

No estudo de 2014, o Partido dos Trabalhadores aparece com 27 parlamentares mais influentes, sendo 10 senadores e 17 deputados federais. Em seguida vem o PMDB com 15 parlamentares, o PSDB com 11 e o PCdoB com seis, mesmo número alcançado pelo DEM, dentre os demais partidos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Redação O POVO Online

com Blog do Eliomar

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente