Participamos do

Câmara será reformada para atender deputados deficientes

16:10 | Jul. 17, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A partir desta sexta-feira, 18, o plenário da Câmara dos Deputados entrará em reforma para facilitar o acesso de parlamentares com deficiência e dificuldades de locomoção. Na atual legislatura, quatro parlamentares não conseguem discursar na tribuna ou presidir a sessão devido à inacessibilidade da área. As obras do plenário ficarão prontas em dois meses.

De acordo com o projeto, a Mesa onde fica o presidente da sessão será rebaixada em 30 centímetros e serão instaladas rampas nos dois lados, facilitando o acesso às tribunas. A proposta é de 2006 e na época foi submetida à aprovação do arquiteto Oscar Niemeyer. Segundo a Diretoria Geral da Câmara, a reforma será feita por funcionários da manutenção da Casa e custará aproximadamente R$ 10 mil. A reinauguração do plenário está prevista para o final de setembro.

Quando voltarem do recesso branco, os deputados se reunirão em sessões plenárias no auditório Nereu Ramos, dentro do complexo do Congresso Nacional. O auditório - que tem capacidade para 350 lugares - passa por adaptações e implantação do painel de votações para receber as sessões do esforço concentrado da primeira semana de agosto.

O obra só pode ser executada agora devido ao recesso (até o final de julho) e a redução do ritmo de trabalho na Casa em decorrência da campanha eleitoral nos Estados.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente