Participamos do

Graça evita falar sobre declarações de ex-diretor

20:10 | Jun. 02, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A presidente da Petrobras, Graça Foster, se recusou nesra segunda-feira a comentar as declarações do ex-diretor de abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, sobre falhas no planejamento da construção da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco. "Não é que não queira (falar), eu não posso falar", disse a presidente Graça Foster, ao deixar um seminário sobre energia na manhã de hoje.

Acusado de participar de um esquema de desvio de recursos da petroleira, Paulo Roberto afirmou, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, no domingo, que a estatal fez "conta de padaria" para definir o orçamento da obra. A refinaria foi orçada em US$ 2,5 bilhões, ainda em 2005, quando foi aprovada pela diretoria executiva da estatal. Nove anos depois e com as obras atrasadas, o orçamento explodiu para mais de US$ 18,5 bilhões.

Segundo o ex-diretor da empresa, a Petrobras errou ao divulgar o valor inicial "sem saber quanto a refinaria iria custar, sem ter projeto". Costa também negou que tivesse envolvimento com o negócio, que seria de responsabilidade da área de serviços da estatal. O ex-diretor disse apenas que "era dono do orçamento, mas não comandava a obra".

Paulo Roberto Costa deixou o cargo de diretor de abastecimento da Petrobras em abril de 2012, pouco mais de dois meses após a posse de Graça Foster como presidente da estatal. Naquele mesmo ano, a presidente criticou duramente a escalada de preços da refinaria. Graça classificou o caso como "uma lição a aprender" e foi taxativa ao dizer que os projetos de novas refinarias seriam revistos para "não repetir o que ocorreu na refinaria no Nordeste brasileiro".

Após a ampla repercussão do silêncio de Graça Foster sobre o caso, a assessoria de imprensa da estatal informou que a executiva não tem qualquer impedimento para comentar as declarações. A versão da empresa é que a executiva estava atrasada para outro compromisso e por isso não poderia responder às perguntas dos jornalistas naquele momento.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente