Participamos do

Em encontro com Dilma, Juan Manuel reforça integração

09:10 | Jun. 20, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O presidente reeleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse, na quinta-feira, 19, que seu país e o Brasil têm trabalhado muito juntos e enfatizou que a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e a Aliança do Pacífico devem se complementar e não competir. O presidente colombiano participou de uma reunião com a presidente Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada, em Brasília.

"A Aliança do Pacífico não é aliança contra ninguém nem competitiva com ninguém. Na medida em que podemos encontrar sinergias com Mercosul, com o Brasil, isso será bem-vindo, porque se trata de buscar a integração da América Latina. Estamos todos totalmente de acordo", afirmou Santos.

O presidente colombiano disse que o encontro com Dilma foi cordial. "A presidente foi muito amável, como sempre."

No início da semana, Dilma telefonou para Santos para parabenizá-lo pela vitória na eleição presidencial. O colombiano foi reeleito no domingo passado, 15, para mais quatro anos de mandato por uma estreita margem de cerca de 900 mil votos. Santos derrotou o opositor Óscar Iván Zuluaga - que tinha vencido o primeiro turno - com 50,9% dos votos válidos.

Ajuda

O presidente colombiano agradeceu a ajuda do governo brasileiro nas negociações de paz com o grupo guerrilheiro Exército de Libertação Nacional (ELN), o segundo maior do país, atrás das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). "O governo (brasileiro) nos ajudou muito desde o começo, então só tenho palavras de agradecimento neste processo", disse Santos, sem dar mais detalhes por causa da existência de um acordo de confidencialidade na negociação.

Ao falar com os jornalistas, Santos apostou que a Colômbia iria vencer a seleção da Costa do Marfim na Copa do Mundo com um placar de 2 a 1 - resultado que realmente se concretizou. O presidente colombiano acompanhou a partida no Estádio Nacional Mané Garrincha.

Santos fez elogios à organização da Copa no Brasil e à relação da Colômbia com o País. "Analisamos que o Mundial vai muito bem, as equipes vão muito bem. O Mundial está maravilhoso, todo mundo está contente e bem atendido. A hospitalidade do Brasil tem sido espetacular", afirmou o presidente.

O colombiano gravou ainda uma mensagem para a seleção do país: "Temos 47 milhões de colombianos apoiando a seleção. Temos uma grande seleção e aqui estamos para dar todo entusiasmo e apoio a ela, que é símbolo da união nacional". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente