Participamos do

Deputados cobram proibição de máscaras e punição de black blocs em manifestações

14:31 | Jun. 10, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Diversos deputados estaduais cearenses questionaram, na manhã desta terça-feira, 10, orientação do Ministério Público do Estado (MP-CE) que proíbe a Polícia Militar de reprimir o uso de máscaras por manifestantes no Ceará. Durante os debates, parlamentares chegaram a sugerir inclusive uma lei que proíba o uso de máscaras durante manifestações.

[SAIBAMAIS1]

“Manifestação tem que ser de cara limpa. As câmeras do mundo estarão mostrando tudo, principalmente nosso estado de instabilidade e insegurança. Daqui a dois dias começa a Copa e a Polícia não pode ficar inibida, o agressor tem que ser identificado”, disse Ferreira Aragão (PDT).

Segundo o deputado Ely Aguiar (PSDC), iniciativa do MP é “inversão de valores”, que estaria tirando da Polícia o direito e dever de proteger a população e o patrimônio público. “A pessoa que sai de máscara não sai bem intencionada. Temos que baixar, em regime de urgência, uma proibição do uso de máscaras nesses manifestos”, disse.

Já o deputado Thiago Campelo (SD) cobrou punição para a prática dos black blocs, questionando a possibilidade de se apresentar lei que criminalize a prática. “Sei que a Constituição garante a manifestação livre, mas se o cidadão e o policial estão de cara limpa, o manifestante também deve estar”, disse.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Redação O POVO Online
com informações da AL-CE

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente