Participamos do

Três municípios de Goiás e RN elegem novos prefeitos

14:00 | Mai. 04, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Eleitores dos municípios de Cabeceiras, em Goiás, e de Mossoró e Francisco Dantas, no Rio Grande do Norte, participam até 17 horas de hoje (4) das novas eleições para prefeito e vice-prefeito dessas cidades, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Justiça Eleitoral realiza os pleitos agora porque anulou a eleição de outubro de 2012 nessas localidades devido à cassação dos diplomas/mandatos dos candidatos que receberam mais de 50% dos votos válidos.

Nestes casos, segundo a Resolução nº 23.280/2010 do TSE, novas eleições devem ser marcadas sempre no primeiro domingo de cada mês pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Na cidade Goiana de Cabeceiras, os diplomas do prefeito e do vice-prefeito eleitos em 2012, Nadir de Paiva e Bim de Oemis, respectivamente, foram cassados. Eles foram considerados inelegíveis por oito anos pelo TRE de Goiás devido à prática de compra de votos naquela eleição. O município é atendido pela 11ª Zona Eleitoral do estado e possui aproximadamente seis mil eleitores.

Os eleitores vão escolher hoje um dos seguintes candidatos à Prefeitura: Antônio Cardoso da Silva, da coligação "Juntos Construindo Cabeceiras" (PSL/PDT/PSDB/PSDC/PMDB/PV/PSB/PT/PSD); Joaquim Machado Sobrinho, da coligação "Juventude em Prol do Povo" (PP/PTB/PTN); Everton Francisco de Matos, da coligação "Juntos Construindo Cabeceiras" (PSL/PDT/PSDB/PSDC/PMDB/PV/PSB/PT/PSD); e Wanderson Gonçalves de Melo, da coligação "Juventude em Prol do Povo" (PP/PTB/PTN).

No Rio Grande do Norte, a renovação do pleito será necessária em Mossoró porque o TRE do estado cassou os mandatos da prefeita eleita em 2012, Claudia Regina, e de seu vice, Wellington Carvalho. A corte potiguar também declarou a inelegibilidade de ambos pelo prazo de oito anos porque ambos praticaram abuso de poder político e econômico, compra de votos e conduta vedada a agente público.

Os candidatos à Prefeitura de Mossoró nestas novas eleições são: Francisco José Lima Silveira Júnior, da coligação "Liderados pelo Povo" (PSD/PTB/PDT/PSC/PT/PTN/PSL/PMN/PV); Gutemberg Henrique Dias (PCdoB); Josué de Oliveira Moreira (PSDC); e Raimundo Nonato Sobrinho (PSol).

Na cidade de Francisco Dantas, a nova eleição ocorrerá devido à decretação de inelegibilidade e à cassação dos diplomas do prefeito e do vice eleitos em outubro de 2012, Gilson Dias e Ribeiro Alecrim, também por compra de votos. Hoje, o município contabiliza 2.356 eleitores.

Apenas o candidato Wandeilton Bezerra de Queiroz, da coligação "Unidos por Francisco Santas" (PMDB/PSD/PSB/PTB), teve o registro deferido pelo TRE do Rio Grande do Norte e concorre nas eleições deste domingo.

Outras eleições

Em 2013, das 87 novas eleições convocadas pela Justiça Eleitoral, houve a efetiva renovação de eleição em 75 municípios do país (em 12, os novos pleitos foram suspensos). Já em 2014, até o momento, dos 14 novos pleitos marcados (relativos às eleições de 2012), quatro já foram realizados e sete foram suspensos. (Equipe AE)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente