Participamos do

Senado aprova cota de 20% para negros em concursos públicos

21:16 | Mai. 20, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Foi aprovado nesta terça-feira, 20, no Senado Federal a reserva de 20% das vagas para negros em concursos públicos federais. A aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 29/2014 garante a cota em concursos realizados por órgãos da administração pública federal, autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pela União. A decisão passará por sanção presidencial.

Pelo texto, de iniciativa do próprio Poder Executivo, os candidatos deverão se declarar negros ou pardos no ato da inscrição do concurso, conforme o quesito de cor ou raça usado pelo IBGE. Esses candidatos concorrerão em duas listas: a de ampla concorrência e a reservada. Uma vez classificado no número de vagas oferecido no edital do concurso, o candidato negro será convocado pela lista de ampla concorrência. A vaga reservada será ocupada pelo próximo candidato negro na lista de classificação.

O projeto determina ainda que a reserva será aplicada sempre que o número de vagas oferecidas no concurso seja igual ou superior a três. A cota racial terá validade de dez anos e não se aplicará a concursos cujos editais tenham sido publicados antes da vigência da lei.

Redação O POVO Online
com informações da Agência Senado

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente