Participamos do

Pré-candidato Eduardo Jorge cumpre 'agenda verde' no Rio

15:50 | Mai. 18, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Pré-candidato do PV à Presidência da República, o ex-deputado Eduardo Jorge (SP) cumpriu agenda "verde" no Rio, neste domingo, dia 18. Ele desembarcou no Aeroporto Santos Dumont e seguiu direto para uma volta a pé pelo centro da cidade, na Cinelândia e na Lapa, almoçou em um restaurante vegetariano e andou de bicicleta no Aterro do Flamengo. A programação prevê ainda um debate e piquenique no jardim do Museu de Arte Moderna (MAM), no fim da tarde.

"Não temos os recursos e a estrutura dos outros três candidatos. Nosso patrimônio são as ideias", disse o pré-candidato. Eduardo Jorge pretende rodar as capitais brasileiras para divulgar e discutir as diretrizes do programa do PV até a convenção nacional do partido, no dia 14 de junho. Em 2010, o partido se destacou na eleição presidencial com o bom desempenho da ex-senadora Marina Silva, que ficou em terceiro lugar e alcançou 19,3% dos votos.

Marina, no entanto, deixou o PV no ano seguinte e será candidata a vice-presidente na chapa de Eduardo Campos (PSB), já que não conseguiu fundar um novo partido, a Rede Sustentabilidade. Apesar de Marina, principal líder do movimento ambientalista brasileiro, estar em campo adversário, Eduardo Jorge diz que tem sido bem recebido pelo eleitorado simpático à causa verde.

"Tem gente antiga que está voltando, gente nova chegando. Queremos fazer uma bancada de deputados agora, mas também pensamos no futuro. Queremos um resgate ideológico, a política brasileira desideologiza os partidos", lamentou o pré-candidato.

A programação verde de Eduardo Jorge fez lembrar a campanha de 1986 no Rio de Janeiro, quando Fernando Gabeira, então filiado ao PT, disputou o governo em aliança com os verdes. Gabeira ficou tem terceiro lugar, mas inovou na forma de pedir votos, com passeios de bicicleta e o "abraço" da lagoa Rodrigo de Freitas. Depois de duas alianças com o PSDB, em 2008 e 2010, os verdes do Rio este ano se aliaram ao PT e lançaram o ambientalista Roberto Rocco candidato a vice do pré-candidato a governador Lindbergh Farias.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente