Participamos do

Garis se acorrentam na Câmara Municipal em protesto contra Prefeitura

Alguns manifestantes estão reunidos com vereadores para discutir reivindicações
12:05 | Mai. 20, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 17 horas

Os trabalhadores da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb), em greve desde 23 de abril, realizam protesto na Câmara Municipal nesta terça-feira, 19. Quatro garis se acorrentaram nas galerias do Plenário Fausto Arruda para cobrar da Prefeitura Municipal uma solução para as reivindicações do grupo.

De acordo com o vereador João Alfredo (Psol), uma parte dos manifestantes se reuniu com vereadores integrantes da Comissão de Negociação da Casa para tentarem chegar a um acordo. O vereador pontuou que os manifestantes reclamam principalmente da ameaça de que o contra cheque do mês seja zerado por causa dos dias em greve. O fechamento das contas municipais deve ser feito na quarta-feira, 21, segundo João Alfredo.

Após reunião com a Comissão de Negociação, foi acertado que um grupo de representantes dos garis se reunirá na quarta-feira, 21, às 13h, com o secretário de Planejamento de Fortaleza, Phelipe Nottingham, e o de Conservação e Serviços Públicos, João Pupo. Segundo o líder do prefeito na Câmara, vereador Evaldo Lima (PCdoB), o principal impasse, que diz respeito ao desconto no pagamento, só será resolvido na reunião; as demais reivindicações, como melhoria nas condições de trabalho, já foram acertadas.
[SAIBAMAIS 1]
De acordo com o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Fortaleza (Sindifort), a negociação com a Prefeitura foi suspensa após o acordo feito em audiência de negociação na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), em 15 de abril, não ter sido cumprido pela Emlurb e Prefeitura. Na ocasião, diz nota do sindicato, a administração municipal se comprometeu a apresentar, em 24 horas, uma resposta aos garis para que pudessem encerrar a paralização.
[FOTO2]

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

 

 

 

 

 

Os trabalhadores afirmam que permaneceram acorrentados na Câmara até que a Prefeitura negocie as reivindicações dos garis, que são melhores condições de trabalho, reestruturação da empresa, defesa de direitos e reposição negociada dos dias paralisados.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente