Participamos do

Evento debate desafios do jornalismo nas eleições

20:10 | Mai. 05, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Os desafios do jornalismo nas coberturas das eleições, da Copa do Mundo e de possíveis protestos de rua serão analisados num encontro amanhã, no auditório do Museu da Imprensa Nacional, em Brasília. Organizado pela Revista Imprensa, o 6º Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia analisará a tendência de aumento, em períodos eleitorais, de sentenças judiciais a favor de políticos e partidos para barrar ou adiar a divulgação de informações e de casos de violência contra repórteres em manifestações ou disputas de poder nas grandes e pequenas cidades.

As pressões contra blogueiros e funcionários de jornais e rádios regionais serão temas da conferência de abertura, prevista para começar às 10 horas. O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Brito abre o evento com a palestra "Liberdade de imprensa em ano eleitoral. Há limite para o jornalismo?". Ele e outros participantes da conferência discutirão, em especial, assassinatos de jornalistas, especialmente dos mercados de comunicação das regiões Norte e Nordeste, em situações de "acertos de conta" de grupos políticos.

Em seguida, os jornalistas Cristina Serra, da TV Globo, Denise Rothenburg, do Correio Braziliense, Eliane Cantanhede, da Folha de S.Paulo, Milton Blay, da Rádio Bandeirantes, e Ricardo Gandour, diretor de Conteúdo do Grupo Estado, analisam "A cobertura política e a censura prévia nas eleições. A difícil tarefa de conciliar a liberdade de imprensa e os interesses partidários". A Associação Nacional de Jornais (ANJ) registra atualmente seis casos de censura prévia no País.

Logo depois, o Comitê para a Proteção de Jornalistas (CPJ) apresenta um relatório sobre a liberdade de imprensa no Brasil e discutirá um guia prático para cobertura de protestos de rua. O painel contará com a presença de Carlos Lauría e María Teresa Ronderos, do CPJ, Clarinha Glock, da Abraji, e Ricardo Uceda, do Instituto Prensa y Sociedade, Ipys.

O painel "A herança da violência contra jornalistas" encerra o dia de debates. Ivo Herzog, filho do jornalista da TV Cultura Vladimir Herzog, morto pela ditadura em 1975, Tânia Lopes Muri, irmã do produtor da TV Globo Tim Lopes, assassinado por traficantes do Rio, em 2002, e Vanessa Andrade, filha do cinegrafista da Bandeirantes Santiago Andrade, morto numa manifestação no começo deste ano, discutem intimidações, ameaças e mortes de profissionais do setor.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente