Participamos do

Arlindo Chinaglia é eleito vice-presidente da Câmara

18:50 | Mai. 07, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O ex-líder do governo na Câmara Arlindo Chinaglia (PT-SP) foi eleito nesta quarta-feira, 07, para o cargo de vice-presidente da Casa, posto antes ocupado pelo deputado licenciado André Vargas (sem partido-PR). Chinaglia, indicado ontem pela bancada petista para a primeira vice-presidência, recebeu 343 votos.

Cinquenta e um deputados votaram em branco. Pela regras da Casa, o posto cabe ao PT, mas a legenda não conseguiu encontrar um nome de consenso. Os mais cotados para o posto eram o ex-ministro Luiz Sérgio (PT-RJ) e o ex-secretário-geral do PT, Paulo Teixeira (SP). No final, Teixeira retirou sua candidatura em favor de Chinaglia, que derrotou Luiz Sérgio por 44 votos a 38.

A votação para a vice-presidência da Câmara é secreta. Antigo titular do posto, Vargas caiu em desgraça no partido depois de vir a público denúncias de ligação com o doleiro Alberto Youssef, preso desde março e investigado pela Polícia Federal. Vargas acabou renunciando à vice-presidência e chegou a ser pressionado pelo PT a abrir mão também do mandato. Devido à pressão, ele acabou se desfiliando do partido e responde agora a um processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente