Participamos do

Seminário no Ibmec discute liberdade de expressão

19:00 | Abr. 28, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O seminário "Comunicação & Mercado no Brasil: Desafios e Oportunidades" será realizado nesta terça-feira, 29, no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), no Rio, como marco do lançamento da nova cátedra da instituição, que se propõe a intensificar a produção acadêmica sobre liberdade de expressão no Brasil. Hoje, o assunto é pouco explorado pelos estudantes.

Serão dois painéis, sobre liberdade de expressão e "livre iniciativa, mercado e desenvolvimento", o primeiro com a ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia e o jornalista e professor da USP Eugênio Bucci e outro com representantes do Google, do Grupo Abril e das Organizações Globo.

A organização é do IBMEC e do Instituto Palavra Aberta. As duas entidades estão desenvolvendo em parceria a cátedra, intitulada Centro de Estudos Palavra Aberta. A ideia é estimular os estudos sobre o assunto entre os alunos de cursos de áreas como relações internacionais e direito, a fim de enriquecer este debate na sociedade brasileira.

O Palavra Aberta foi criado por associações de veículos de comunicação (rádio, TV, jornais e revistas) e agências de publicidade com o objetivo de promover a liberdade de expressão e informação e o consequente fortalecimento da democracia. Um levantamento feito pela entidade identificou 84 teses sobre o tema nos últimos cinco anos, número considerado baixo.

O evento, às 17 horas, na unidade Barra da Tijuca do IBMEC, será aberto pelo diretor do IBMEC Rio, Fernando Schüler, e a presidente do Palavra Aberta, Patricia Blanco. É gratuito, mas é preciso se inscrever no link www.ibmec.br/convida.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente