Participamos do

Motivações eleitorais não podem parar trabalhos do Congresso, diz Dilma

12:31 | Abr. 01, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Ao dar posse nesta terça-feira, 1, aos novos ministros da Secretaria de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, e da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, a presidente Dilma Rousseff (PT) disse que “motivações meramente eleitorais” não podem impedir andamento de projetos importantes no Congresso. Berzoini substitui Ideli, que assume o comando da pasta de Direitos Humanos no lugar da ex-ministra Maria do Rosário, que deixa o governo para disputar as eleições de outubro.

“Com Berzoini à frente da Secretaria de Relações Institucionais, continuaremos atuando em profícua parceria com o Congresso. Tenho certeza de que nossos aliados saberão agir para impedir que motivações meramente eleitorais acabem por atropelar a clareza e esconder a verdade na busca de respostas e soluções para os grandes problemas nacionais”, disse a presidenta.

[SAIBAMAIS 2]Ideli deixa a pasta, responsável pela articulação política entre o Palácio do Planalto e o Congresso, em meio à crise com o PMDB (partido mais importante da base de apoio ao governo) e à ameaça de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Petrobras.

Segundo Dilma, Berzoini “entende como poucos” a importância da negociação com o Parlamento e saberá atuar na articulação política neste momento. “Berzoini compreende perfeitamente as características do nosso presidencialismo, marcada pela coalizão entre correntes distintas, mas que sabem se unir quando o interesse maior do nosso povo está em questão”, avaliou.

Elogios

Apesar da recente crise com o PMDB, a presidente destacou projetos de interesse do governo aprovados pelo governo na gestão de Ideli, como a Lei de Acesso à Informação. Já à ex-ministra Maria do Rosário, Dilma destacou condução de “temas sensíveis e decisivos para a construção de uma sociedade mais igual e democrática”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Agência Brasil

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente