Participamos do

MPF terá núcleo especial para combate à corrupção

Novo grupo tratará exclusivamente de ações de corrupção ativa e passiva, desvio de verbas públicas e prevaricação, entre outros
15:09 | Mar. 06, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) terá um núcleo especializado para otimização de processos que envolvam corrupção. Ao todo, serão destacados cinco procuradores da República para o chamado Núcleo de Combate à Corrupção (NCC), que irão tratar exclusivamente de ações de corrupção ativa e passiva, desvio de verbas públicas e prevaricação, entre outros.

Também caberá ao grupo ações que tratem de improbidade administrativa que leve dano ao erário federal, enriquecimento ilícito ou que violem princípios constitucionais. A criação do NCC foi proposta pelo procurador-chefe do MPF-CE, Alessander Sales, e aprovada pelo Colégio de Procuradores da República no Ceará.

“O NCC é um marco institucional importante, na medida em que possibilita uma atuação mais especializada do MPF no combate a todas as formas de corrupção no Ceará”, diz Alessander. “Trata-se de iniciativa que já vem sendo implantada em diversos Estados e que tem se demonstrado muito eficiente no combate da corrupção em todos os setores da vida pública brasileira”.

Além de intensificar a atuação do Ministério Público nos processos envolvendo corrupção, o núcleo espera ainda aproximar o órgão de outros órgãos de controle, como Tribunais de Contas, Polícia Federal e Controladoria Geral da União (CGU). Os cinco procuradores serão destacados através de concurso interno no MPF-CE.

com informações do MPF-CE

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente