Participamos do

Dilma exalta Bachelet como liderança na América Latina

12:00 | Mar. 11, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A presidente Dilma Rousseff convidou a presidente eleita do Chile, Michelle Bachelet, para visitar o Brasil ainda no primeiro semestre deste ano, em data ainda não marcada. Dilma teve nesta manhã o primeiro encontro bilateral com a presidente chilena desde a eleição dela para mais um mandato. Dilma comemorou a posse de Bachelet e afirmou que este é um momento de reaproximação com o Chile.

"É um momento de muito orgulho ver mais uma vez uma das maiores líderes da América Latina assumir a direção de um país como Chile, que tem todo um significado para o Brasil", lembrando os brasileiros que se exilaram no país durante a ditadura militar e também a relação econômica dos dois países. "É uma relação que vamos querer ampliar. É um relacionamento que não só significa investimentos diretos de empresas brasileiras aqui, mas de empresas chilenas lá no Brasil".

O período de governo de Sabastián Piñera marcou um afastamento do Chile com o Brasil e também com o Mercosul. O país focou seus esforços na Aliança do Pacífico, grupo de países latino-americanos que possuem acordos comerciais com os Estados Unidos e deixou um pouco de lado as relações regionais. A eleição de Bachelet está sendo tratada no Brasil como uma nova oportunidade de incrementar a relação, especialmente a econômica.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente