Participamos do

Deputadas fazem visitas às instalações do Metrofor e apontam problemas

Eliane Novais (PSB) e Fernanda Pessoa (PR) fizeram o trajeto que liga Fortaleza à Pacatuba, pela Linha Sul do metrô, e Fortaleza à Caucaia, pela Linha Oeste
17:02 | Mar. 26, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
As deputadas estaduais Eliane Novais (PSB) e Fernanda Pessoa (PR) ocuparam a tribuna da Assembleia Legislativa do Ceará, na manhã desta quarta-feira, 26, para cobrarem do Governo do Estado melhores condições de trabalho dos metroviários e reestruturação das estações e dos trens em Fortaleza e na Região Metropolitana.

As parlamentares fizeram o trajeto que liga Fortaleza à Pacatuba, pela Linha Sul do metrô, e Fortaleza à Caucaia, pela Linha Oeste. “A Linha Sul, que foi inaugurada mais recentemente e está há dois anos em fase de testes, em operação assistida, está enfrentando uma série de problemas. É preciso expor a difícil e dura realidade vivenciada pelos metroviários de Fortaleza”, destacou Eliane Novais.

Entre os problemas apontados pelas deputadas estão a falta de ar-condicionado, superlotação, com idosos e mulher grávida em pé, trens quebrados, atrasos e incerteza de horários da chegada de trens

Metroviários
Eliane Novais, que levou à tribuna as reivindicações de metroviários presentes na AL na manhã de hoje, pontuou que os empregados estão enfrentando, além de baixos salários, desrespeito profissional e falta de condições mínimas de trabalho. A deputada Fernanda Pessoa pediu aos deputados que façam uma mobilização com a bancada federal do Ceará para a aprovação do projeto de lei 6.876/2010, de autoria da deputada federal Gorete Pereira (PR-CE).

O projeto altera o artigo 103-C da Lei 10.233/2001, que, segundo Fernanda alterou a lei que garantia aos empregados transferidos da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para o Metrofor os recursos integrais para pagamento dos salários, vantagens e benefícios até dezembro de 2001. A parlamentar disse que, desde 2006, os recursos deixaram de ser integrais e passaram a ser repassados por meio de aditivos.

Explicações

O deputado Julio César Filho, vice-líder do Governo, informou que o engenheiro Rômulo Fortes, presidente do Metrofor, já se colocou à disposição para dar explicações sobre o assunto. O parlamentar ressaltou que a Linha Sul ainda está em fase de testes e garantiu que, quando for entregue à sociedade, os problemas estarão sanados.

Redação O POVO Online
com informações da AL

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente