Participamos do

Ex-prefeito e ex-gestores de Tamboril são condenados por contratos irregulares

Eles são acusados de contratarem irregularmente cerca de 20 servidores temporários no período que antecedeu o pleito eleitoral de 2012
13:56 | Fev. 12, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O ex-prefeito de Tamboril, a 301,2 quilômetros de Fortaleza, Jeová Mota, e outros quatro ex-gestores do município foram condenados pela juíza Ariana Cristina de Freitas, da 61ª Zona Eleitoral do Ceará, ao pagamento de uma multa individual no valor de R$ 5.320. Eles são acusados de terem contratado irregularmente cerca de 20 servidores temporários no período que antecedeu o pleito eleitoral de 2012.

Além do ex-prefeito, foram condenados: Raimundo Farias Calaça, chefe de gabinete à época; a ex-secretária do Trabalho e Ação Social Mayara Veras Gomes Lima; o ex-secretário de Educação do Município Gilson Luiz Souto Mota; e o ex-secretário de Saúde Joaquim Gomes da Silva Neto. Os dois últimos são também irmãos do ex-prefeito.

As investigações do MP apontaram os cinco ex-gestores como responsáveis pela contratação irregular dos servidores. Em janeiro de 2013, havia sido expedida uma liminar, determinando a suspensão dos referidos contratos.

A nomeação e a contratação de servidores públicos no período dos três meses que antecedem o pleito são proibidas por lei. Segundo informações do Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE), a sentença foi proferida no dia 5 de fevereiro e atende a um pedido feito pelo MP-CE. A representação foi ajuizada em dezembro de 2012, através do promotor de Justiça Marcelo Cochrane Santiago Sampaio.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente