Participamos do

Assembleia aprova financiamento de R$ 579 milhões para Linha Oeste do Metrofor

11:39 | Fev. 20, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quinta-feira, 20, o projeto enviado pelo governador Cid Gomes (Pros), que autoriza o Executivo a contratar financiamento de R$ 579,5 milhões para a eletrificação e duplicação da Linha Oeste do Metrô de Fortaleza. A linha liga Fortaleza à Caucaia.

O financiamento será feito junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O projeto da Linha Oeste abrange 19,5 km de extensão, sendo 1,1 km em elevado e 18,4 km em superfície. As obras de duplicação incluem construção de pontes, viadutos, passarelas, oficinas de manutenção e treze estações, além de 10 trens elétricos. 

O governador explica que a integração entre da linha Oeste com as linhas Sul e Leste (em construção) integrará Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba e Guaiúba. A expectativa é que, em 2020, 337 mil passageiros utilizem diariamente o sistema. 

O vereador Roberto Mesquita (PV) disse essa é mais uma “conta que será paga pelo próximo governante”. Porém, elogiou o financiamento, dizendo que, “ quando o assunto interessa ao povo”, oposição e base se unem na Assembleia para aprovar os projetos.

Mauro Filho (Pros) também fez loas e afirmou que essa captação de recursos pelo Estado só é possível porque o Ceará tem hoje boa situação financeira. 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente