Participamos do

PT entra em acordo sobre ação contra aumento do IPTU

11:25 | Jan. 14, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O racha entre correntes internas do PT local sobre a ação contra o aumento do IPTU em Fortaleza foi contornado neste segunda-feira, 13, após reunião do Diretório Municipal do partido.

As lideranças chegaram a uma espécie de “acordo de paz”. O grupo ligado ao deputado federal José Guimarães não vai mais pedir a retirada da ação judicial. Por sua vez, o grupo ligado à ex-prefeita Luizianne Lins – incluindo o presidente municipal do partido, Elmano de Freitas – se comprometeu a ouvir os membros da Executiva nas principais decisões.

[SAIBAMAIS 3]A polêmica teve início após Elmano, junto com membros do PR, ter entrando na Justiça pedindo a anulação do aumento do IPTU, projeto do prefeito Roberto Cláudio (Pros), aprovado na Câmara Municipal em dezembro. 

Contexto
Integrantes do partido – entre eles David Barros, apoiado por Guimarães, e o vereador Acrísio Sena – criticaram Elmano, afirmando que a decisão do presidente foi “unilateral”, uma vez que a questão não foi submetida à discussão interna no partido.

Campanha pró-Dilma motiva acordo
O principal motivo do acordo é a campanha da presidente Dilma Rousseff à reeleição. Teme-se que as discordâncias entre as correntes locais atrapalhem o palanque da presidente no Estado para o pleito de outubro.

Os grupos de Guimarães e Luizianne também divergem quanto à aliança estadual. O deputado já acertou a manutenção da aliança com o governador Cid Gomes (Pros). A ex-prefeita, por outro lado, deixa claro que seu grupo não fará campanha para o candidato a ser indicado por Cid.

Redação O POVO Online, com informações do Blog do Eliomar

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente