PUBLICIDADE
Notícias

TCU diz que irregularidades no Metrofor não foram solucionadas

11:38 | 02/09/2013

Nova fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU) nas obras de implantação da Linha Sul do Metrô de Fortaleza aponta que não foram adotadas medidas para correção de irregularidades identificadas anteriormente. Segundo o ministro-relator, Raimundo Carreiro, a empresa responsável pelos serviços prestados “persiste” no desrespeito aos limites relativos a supressões e acréscimos de serviços estabelecidos inicialmente em contrato.

De acordo com o TCU, as razões que motivaram a auditoria foram “a reincidência dessas irregularidades e a falta de solução de outras que originaram superfaturamento na obra” e recomendaram a retenção parcial de pagamentos. A obra do Metrofor teve participação das empresas acusadas de formação de cartel nas obras do metrô de São Paulo.

[SAIBAMAIS 1]O TCU comunicou à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional que ainda não foram implementadas integralmente pelo órgão gestor as medidas indicadas pelo TCU e que não foram detectados novos indícios de irregularidades. Uma cópia do acórdão foi encaminhado para a empresa responsável pela obra.

Outro lado

Ao O POVO Online, a assessoria de comunicação do Metrofor informou que a notificação formal do TCU foi recebida no fim da manhã desta segunda-feira, 2, e encaminhada para a análise do setor jurídico. Só após verificar detalhes do que foi apresentado pelo TCU é que os advogados deverão informar o posicionamento sobre o caso.

Saiba mais

As obras de implantação do trecho sul estão localizadas entre o centro de manutenção, próximo da estação Vila das Flores, e a estação Chico da Silva. O projeto completo do metrô de Fortaleza prevê a construção das Linhas Sul, Oeste, Leste e dos ramais de Maranguape e Parangaba/Mucuripe. Após terminada, a obra deverá atender passageiros dos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Pacatuba e Guaiúba.

 

Com informações da assessoria de comunicação do TCU

TAGS