PUBLICIDADE
Notícias

Presidente da Câmara diz que voto aberto é resposta ao caso Donadon

19:48 | 03/09/2013
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, afirmou que a votação da PEC do Voto Aberto (349/01) na sessão desta terça-feira, 3, é uma resposta à sociedade após a manutenção do mandato do deputado Natan Donadon (PMDB-RO).

Alves disse que, em seus 42 anos como deputado federal, não viu um dano maior à imagem do Parlamento do que a não cassação de Donadon, que cumpre pena de 13 anos na penitenciária da Papuda, em Brasília. Donadon foi condenado por formação de quadrilha e peculato pela participação em um esquema de desvio de recursos da Assembleia Legislativa de Rondônia.

"Em 42 anos, vi esta Casa se levantar, se agachar, se respeitar e não se respeitar, mas posso afirmar, sem sombra de dúvida, que não vi um dano maior à sua história do que o ocorrido na noite fatídica de quarta passada. Não quero acusar ninguém, o mea culpa vale para todos", disse Alves.

"Nesta noite se constrói uma resposta que não pode demorar. Que cada parlamentar assuma seu voto, sua decisão e sua consciência nessas questões", afirmou.

Condições de votação

O presidente da Câmara afirmou que, mesmo havendo outra PEC em tramitação sobre o voto aberto (PEC 196/12), a de 2001 é a que tinha a melhor condição de votação. "Quase três meses se passaram de tramitação da PEC 196 sem que ela pudesse chegar ao Plenário, e essa foi a solução rápida que encontrei. A resposta tem de ser dada nesta noite", disse.

Agência Câmara Notícias

TAGS