PUBLICIDADE
Notícias

Governo está "em situação de emergência", diz ministro, sob possível espionagem dos EUA

12:33 | 02/09/2013
O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, afirmou, na manhã desta segunda-feira, 2, que o Governo está em “situação de emergência” após as denúncias de possível espionagem à presidente Dilma Rousseff (PT) e a seus assessores pela Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês), órgão do governo americano.
 
As novas denúncias foram reveladas no último domingo, dia 1º, em reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo. A reportagem teve como base documentos fornecidos pelo americano Edward Snowden, ex-agente da CIA e responsável por revelar como funcionava o esquema de espionagem.
 
Carvalho foi um dos assessores convocados por Dilma para uma reunião de emergência nesta manhã. O encontro não estava previsto na agenda oficial da presidente. O encontro não estava previsto na agenda oficial da presidente. Carvalho ponderou, no entanto, que não sabia se esse era o assunto do encontro, mas que estava sendo convocado pela presidente para uma reunião.

Participam também da reunião os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo; da Defesa, Celso Amorim; da Secretaria Geral, Gilberto Carvalho; e das Comunicações, Paulo Bernardo.

Ainda no domingo, em  declaração ao Fantástico, Cardozo classificou o ato do governo norte-americano como "inadmissível" e afirmou que cobrará explicações formais.

Em seu perfil no Twitter, a ministra-chefe da secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, disse que as "novas informações sobre a espionagem da NSA indicam grau máximo de desrespeito à soberania do País".

As informações são do site do jornal O Estado de S. Paulo

TAGS