PUBLICIDADE
Notícias

Entidades querem que OEA apure supostas violações de Direitos Humanos contra acampados

15:06 | 10/09/2013

Carta assinada por diversas entidades da sociedade civil em Fortaleza pede que a Organização dos Estados Americanos (OEA) apure violações de Direitos Humanos supostamente cometidas pela Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará contra manifestantes acampados no Parque do Cocó.

Segundo o documento, que foi entregue ao órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira, 10, ativistas que ocupam a área foram agredidos por Guardas Municipais e Policiais Militares. Com a solicitação, o poder público poderá ter que prestar esclarecimentos à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA.

A carta critica sobretudo o episódio da remoção de manifestantes promovida pela Prefeitura em 8 de agosto – destacando suposto uso abusivo de armamento não letal e que operação foi conduzida às 4h da manhã e sem ordem judicial de desocupação.

[SAIBAMAIS 1]Assinam a Carta os movimentos Justiça Global, Crítica Radical, Movimento Pró-Árvore, o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC), o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFC), União das Mulheres Cearenses, Fórum Cearense de Mulheres, Rede Nacional de Advogados Populares (Renap), Tambores de Safo, SOS Cocó, Greenpeace, a ex-vereadora Rosa da Fonseca, a ex-prefeita Maria Luiza Fontenele e o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, vereador João Alfredo (Psol).

Redação O POVO Online

TAGS