PUBLICIDADE
Notícias

Dilma elogia atuação da indústria brasileira no exterior

11:49 | 16/09/2013
A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira,16, querer que as indústrias que produzem no Brasil sejam capazes de fornecer para o mercado internacional. Ela afirmou também que, com a licitação do Campo de Libra, o potencial de demanda calculada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) é de 12 a 17 plataformas. "O leilão de Libra deve criar demanda também para outras indústrias."

Dilma deu as declarações durante cerimônia de assinatura do contrato para construção das plataformas P-75 e da P-77, no Polo Naval do Rio Grande, além da conclusão das obras da P-55. O evento estava previsto para a cidade litorânea, mas a assinatura do contrato foi transferida para Porto Alegre por causa do mau tempo. A presidente disse ainda que o Brasil descobriu petróleo, referindo-se ao pré-sal, com a indústria em estágio avançado.

Dilma afirmou que muita gente dizia que a indústria que fornece plataformas demora tempo para se desenvolver, porém, segundo ela, o que se verifica na prática não é isso. "Depois que se supera a curva de aprendizado, as empresas brasileiras têm excelente desempenho e são competitivas no mercado internacional."

De acordo com a presidente, as sondas contratadas no mercado internacional demoraram mais para ficarem prontas do que as contratadas no Brasil. "Isso serve para a gente superar esse complexo de vira-latas." Dilma afirmou que o Brasil superou esse momento de aprendizado. "Isso é muito importante e significativo. A maturidade das empresas desse setor (de petróleo) vai contribuir com o processo de estabilidade da economia."

TAGS